Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Curso de Engenharia de Pesca

Área do conteúdo

Documentos e Formulários

Atividades Complementares

As Atividades Complementares previstas nas diretrizes do Projeto Pedagógico possibilitam aos estudantes de graduação computar atividades acadêmicas e artísticas de seus interesses e reconhecidamente importantes pelos educadores para uma formação mais aprimorada como parte da carga horária total do Curso. Deste modo, as atividades complementares é um componente curricular  com carga horária de 240 h que possibilita, por avaliação, o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do estudante, inclusive adquiridos fora do ambiente acadêmico que serão computadas da seguinte forma:

  1. Atividades de iniciação à docência, à pesquisa e/ou à extensão – até 96 h
  2. Atividades artístico-culturais e esportivas – até 80 h
  3. Atividades de participação e/ou organização de eventos – até 32 h
  4. Experiências ligadas à formação profissional e/ou correlatas – até 64 h
  5. Produção técnica e/ou científica – até 96 h
  6. Vivência de gestão – até 48 h
  7. Outras atividades – até 48 h

Todos os documentos comprobatórios devem ser encaminhados para a Coordenação do Curso, via email (grpesca@ufc.br), para avaliação e contabilização da carga horária, até 1 (um) semestre antes da conclusão do curso.  Os alunos podem também enviar os documentos fracionados, a medida que forem concluindo as atividades complementares. Neste caso, a carga horária ficará registrada em um banco de dados e assim, o estudante poderá acompanhar o progresso da carga horária, até que contabilize o total exigido de 240 h.

 

Estágio Curricular Supervisionado

A atividade de Estágio tem carga horária de 240 h, distribuídas a partir do 6º semestre do curso em 5 estágios semestrais de 48 h. Para a realização do estágio, as instituições interessadas deverão firmar convênio com a UFC por intermédio da Agência de Estágios. Após o termo de convênio, o estudante deverá assinar o termo de compromisso de estágio feito entre o estudante e a empresa, sob a mediação da UFC.

O Estágio também poderá ocorrer dentro das dependências da UFC, tendo um professor orientador.

A matrícula do Estágio deverá ser feita semestralmente, durante a matrícula curricular obedecendo o calendário universitário, com o início no 6º semestre do curso. Para isso, o estudante deverá encaminhar para a coordenação, a declaração de aceite do professor-orientador para que a matrícula seja efetivada. No final do estágio, o professor-orientador deverá preencher a ficha de avaliação do aluno e encaminhar para a coordenação, para que seja realizada a consolidação deste componente curricular. Todo esse processo será repetido para os demais estágios, até que se complete os 5 estágios obrigatórios.

Ficha de avaliação de Estágio (Word)

Formulário de aceite do aluno (Word)

 

Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC, com carga horária de 128 h, é uma atividade obrigatória a ser realizado ao longo do último ano do curso, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional do curso, como atividade de síntese, integração de conhecimento e consolidação das técnicas de  pesquisa.

Para que o estudante possa realizar essa atividade ele deve ter cumprido no mínimo 140 créditos das atividades do Núcleo de  Conhecimentos Básicos e do Núcleo de Conhecimentos Profissionais Essenciais, incluindo as disciplinas de Aquicultura I e Ciência do Pescado e seguir as normas regulamentares do TCC.

Modelo do Plano de Trabalho do TCC (Word)

Ficha de avaliação do TCC (Word)

Guia de Normatização de Trabalhos Acadêmicos (Site)

Ficha catalográfica (Site)

 

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Pesca (PDF)

Acessar Ir para o topo